Gazeta Médica da Bahia, No 2 (139)

Tamanho da fonte:  Menor  Médio  Maior

Proposta de Código de Ética dos Estudantes de Medicina da Bahia

Kleuber Lemos, Nedy Neves, Rodrigo Atanázio, Marina Lordelo, Almir Bitencourt, Flávia Serra Neves, Camila Boaventura, Antônio Nery Filho

Resumo


Baseada na crença de que o processo de formação do profissional influenciará seu futuro comportamento ético, e visando a promover a discussão da questão, a ACADEMÉTICA (Associação de Acadêmicos de Medicina para Estudo da Ética Médica e Bioética) elaborou uma Proposta de Código de Ética do Estudante de Medicina da Bahia. Este código, com seu caráter recomendativo, fornece ao estudante as normas e regras de conduta fundamentais para o relacionamento diário com professores, colegas, pacientes e familiares. O instrumento foi elaborado embasado no formato consagrado do Código de Ética Médica e em outras experiências acadêmicas similares, tais como das Universidades da Paraíba, de Goiás e Estadual de Londrina. A análise desses códigos permitiu a inclusão de novas questões complementares e adequações à realidade local. O código aqui proposto consta de preâmbulo, nove capítulos e disposições gerais. Os temas abordados incluem:
atos médicos praticados por estudantes de Medicina; direitos, deveres e limitações dos estudantes; relação com pacientes, professores, profissionais de saúde, colegas e instituições; segredo profissional; participação do estudante em pesquisa e publicação de trabalhos científicos.
Palavras-chave: código de ética, estudantes de Medicina, ética, bioética

Texto Completo: PDF